Hoje, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) celebra um marco significativo no programa de pós-graduação em medicina. Destaca-se a liderança do prof. Rossano Fiorelli na criação e manutenção desse programa de mestrado profissional em técnicas videoassistidas e minimamente invasivas.
Em 25 de junho de 2024, sob a orientação do prof. dr. Renato Ambrósio Júnior, três médicos oftalmologistas e alunos do programa de mestrado profissional, defenderam suas teses.
Os três alunos apresentaram suas pesquisas inovadoras com impacto na prática médica. Cada um foi arguido por uma banca competente.
Alexandre Batista da Costa Neto apresentou sua dissertação intitulada “Variabilidade da distância vértice do refrator Vision-S™ 700 (Essilor) em uma população normal”.
Rodrigo Brazuna defendeu a tese “Avaliação do conhecimento da biomecânica da córnea no glaucoma entre médicos oftalmologistas e médicos oftalmologistas especialistas em glaucoma”.
João Batista Ramos da Fonseca Filho apresentou o trabalho “Avaliação do conhecimento da população sobre ceratocone – estudo transversal realizado com questionário on-line”. A pesquisa é especialmente relevante na campanha Junho Violeta, que visa aumentar a conscientização sobre o ceratocone e educar sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.
O prof. dr. Renato Ambrósio Júnior, orientador dos três mestrandos, destacou a importância de ensinar e aprender juntos, citando o filósofo estoico Sêneca:
“Enquanto ensinamos, aprendemos” (Epistulae Morales ad Lucilium, I.7).
Esse espírito de colaboração e crescimento mútuo é fundamental para o avanço da ciência e da medicina. Além disso, Ambrósio enfatizou a importância de agir para o bem comum, refletindo as palavras do imperador romano Marco Aurélio:
“A recompensa por uma boa ação é tê-la feito” (Meditações, Livro 9.42).
Este dia de celebração é um testemunho do compromisso com a excelência, a inovação e a contínua evolução em oftalmologia. A UNIRIO e o prof. dr. Renato Ambrósio Júnior continuam a liderar esforços para formar profissionais altamente capacitados, sempre com a filosofia de evoluir e oferecer o melhor para os pacientes.