Sobre

Renato Ambrósio Jr, MD, PhD concluiu residência em Oftalmologia no Instituto de Oftalmologia Tadeu Cvintal (São Paulo) em 1999, programa de bolsa em Cirurgia Refrativa e Córnea na Universidade de Washington (Seattle, WA) em outubro de 2002, e doutorado Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em maio de 2004.

Em 2006, foi eleito Presidente da Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia, cargo que exerceu até julho de 2010. De 2012 a 2014, foi o último presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa antes da incorporação à Sociedade Brasileira de Catarata e Implantes para a criação da BRASCRS. Também foi vice-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia de 2013 a 2015 e é o atual presidente da Sociedade Internacional de Cirurgia Refrativa (ISRS; 2020/22).

Em 2007, fundou o Grupo de Estudos de Tomografia e Biomecânica da Córnea do Rio de Janeiro, do qual foram originadas mais de cem publicações. É professor afiliado da Universidade Federal de São Paulo (stricto sensu) e Professor Adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

O professor Ambrósio é um cirurgião-cientista refrativo de classe mundial. Suas principais áreas de interesse são diagnóstico de córnea/refração, correção de visão a laser personalizada, cirurgia refrativa de catarata e procedimentos terapêuticos para ceratocone.

Além de seus compromissos acadêmicos ocupados e proativos, ele está em consultórios particulares no Rio de Janeiro: Instituto de Olhos Renato Ambrósio e VisareRIO – Refracta Personal Laser.

Médico Oftalmologista
Cirurgião-cientista
Especialista em Cirurgia Refrativa e Ceratocone
Professor UNIRIO e UNIFESP
​CRM 52.62107-2

Currículo

  • Médico formado pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques – RJ
  • Residência em Oftalmologia com Sub-especialização em Córnea, Catarata e Segmento Anterior no Instituto de Oftalmologia
  • Tadeu Cvintal – São Paulo, Brasil
  • Fellowship em Córnea e Cirurgia Refrativa na Universidade de Washington – Seattle, EUA
  • Doutorado em Ciências, concentração em Oftalmologia na Universidade de São Paulo – (2000-2004)
  • Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense – RJ (2006-2007)
  • Professor Associado do Departamento de Oftalmologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006-hoje)
  • Coordenador responsável pelo Capítulo de Cirurgia Refrativa da Pós Graduação da Sociedade Brasileira de Oftalmologia
  • Diretor de Cirurgia Refrativa no Instituto de Olhos Renato Ambrósio e Responsável Técnico da Refracta-RIO
  • Coordenador Científico do Grupo de Estudos de Tomografia e Biomecânica de Córnea do Rio de Janeiro
  • Presidente da Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia (2006-2010)
  • Presidente eleito da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa (2012-2014)
  • Vice-Presidente eleito do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (2013-2015)
  • Presidente Eleito da ISRS (International Society of Refractive Surgery; (2020-2024)
  • Presidente da Refractive Surgery Alliance (RSA – 2022-24)

Um pouco mais sobre seu currículo:

Médico, cirurgião, clínico-cientista e professor brasileiro especializado em oftalmologia

Professor das instituições: UNIRIO, PUC- RJ e UNIFESP

Presidente da International Society of Refractive Surgery (ISRS)

Editor de dois livros, incluindo "Wavefront & Topography, Tomography and Biomechanics Corneal"

+ 250 publicações científicas

+ de 50 prêmios

O foco principal de pesquisa: técnicas de diagnóstico por imagem da Córnea e da Cirurgia Refrativa, suas aplicações clínicas para a detecção de ectasia e para o planejamento personalizado da terapia refrativa e terapêutica e tratamentos.

Vida acadêmica

Um tributo a um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa (SBCR) e pioneiro da cirurgia refrativa.

"Meu pai foi um dos fundadores e o segundo presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa (SBCR) que, posteriormente, se uniu à Sociedade Brasileira de Catarata e Implantes (SBCII) formando a atual BRASCRS (@BRASCRS) ou ABCCR - Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa".

18 de junho de 1941

O início

Renato Ambrósio nasceu em 18 de junho de 1941 em Lajinha-MG. Formou-se em MEDICINA na UERJ- Faculdade de Ciências Médico da Universidade Estadual do Rio de Janeiro em 1966.

22 de agosto de 1981

Carreira

Fez especialização em Oftalmologia na UERJ a na Santa Casa o Misericórdia do RJ. Pioneiro em Cirurgia Refrativa no Brasil, em 1981, juntamente com Carlúcio Andrade, liberaram movimento para trazer o médico russo, naturalizado americano Léo Boris e o americano Harold Sawelson, pioneiros nos EUA, para ministrar o 1º Curso de Cirurgia Refrativa do Brasil. Evento histórico realizado na Casa de Salde São José. RJ.

Renato Ambrósio e Carlúcio Andrade
22 de agosto de 1951

Visionário e pioneiro

Cirurgião oftalmologista visionário, pioneiro em Microcirurgia Ocular com destaque no desenvolvimento da Cirurgia Refrativa e implante de Lentes Intraoculares foi 2° presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa.

Renato Ambrósio, em frente ao local de seu primeiro curso de ceratotomia radial, na pequena cidade de Santa Fé, na Califórnia, no início da década de 80
22 de agosto de 1991

Grupo introdutor da cirurgia refrativa no Brasil

Entrou para a história da Oftalmologia brasileira pela sua habilidade como cirurgião, espírito empreendedor e disposição para dividir seus conhecimentos.

Grupo introdutor da cirurgia refrativa no Brasil
22 de agosto de 1951

Curso sobre Ceratomileusis

Evento histórico na oftalmologia: o primeiro curso sobre ceratomileusis in situ, revolucionando o tratamento de correção visual e trazendo novas perspectivas para a área.

Primeiro curso sobre ceratomileusis in situ
22 de agosto de 1991

Renato e Vera Ambrósio

Renato e Vera Ambrósio desfrutando de uma viagem cultural e histórica pela Rússia, explorando as belezas e riquezas culturais do país.

Renato e Vera Ambrósio em viagem à Rússia
22 de agosto de 1951

Instituto Barraquer

Conhecendo as instalações do renomado Instituto Barraquer em Bogotá, referência mundial em oftalmologia e pesquisa avançada.

Instituto Barraquer, de Bogotá