Blog

Multimodal diagnostics forkeratoconus and ectaticcorneal diseases

Diferentes abordagens diagnósticas para doenças ectásicas da córnea. A mais comum é o ceratocone. 

As aplicações clínicas incluem triagem, confirmação do diagnóstico, classificação do tipo de ectasia, estadiamento da gravidade, avaliação prognóstica e acompanhamento clínico. 

A avaliação abrangente deve começar com uma história clínica direcionada ou anamnese (grego anámnēsis: ‘ação de trazer à memória, recordação’)

No entanto, ferramentas de imagem multimodais, incluindo topografia de disco Placido, tomografia tridimensional (3D) de Scheimpflug, avaliações biomecânicas da córnea e tomografia em camadas (ou segmentar) com espessura epitelial por tomografia de coerência óptica (OCT) ou ultrassom digital de frequência muito alta (dVHF-US) servem como exames complementares fundamentais para mensurar diferentes características da córnea.

Esta abordagem diagnóstica deve ser interpretada para permitir decisões clínicas e condutas individualizadas para otimizar as chances de sucesso.

Compartilhe

Veja também

Mais um artigo publicado! Ethical implications of using artificial intelligence to support scientific writing

Mais um artigo com participação do Dr. Renato Ambrósio Jr. publicado no Arquivos Brasileiros de Oftalmologia! Desta vez, exploramos um tema de grande relevância: “Ethical implications of using artificial intelligence to support scientific writing.” A publicação discute os impactos éticos do uso da inteligência artificial na produção científica. Um debate essencial para a evolução da […]

Leia mais >>

Congresso de Oftalmologia da USP

No último sábado, 07/12/2024, tive a honra de participar do Congresso de Oftalmologia da USP. 🤩 Com muito entusiasmo, compartilhei conhecimentos sobre os seguintes temas: 🔹Avaliação Biomecânica – Muda Minha Indicação?🔹Influência da Biomecânica da Córnea na Medida da PIO Também tive a oportunidade de estar ao lado de outros renomados profissionais da área, debatendo temas […]

Leia mais >>