Blog

Multimodal diagnostics forkeratoconus and ectaticcorneal diseases

Diferentes abordagens diagnósticas para doenças ectásicas da córnea. A mais comum é o ceratocone. 

As aplicações clínicas incluem triagem, confirmação do diagnóstico, classificação do tipo de ectasia, estadiamento da gravidade, avaliação prognóstica e acompanhamento clínico. 

A avaliação abrangente deve começar com uma história clínica direcionada ou anamnese (grego anámnēsis: ‘ação de trazer à memória, recordação’)

No entanto, ferramentas de imagem multimodais, incluindo topografia de disco Placido, tomografia tridimensional (3D) de Scheimpflug, avaliações biomecânicas da córnea e tomografia em camadas (ou segmentar) com espessura epitelial por tomografia de coerência óptica (OCT) ou ultrassom digital de frequência muito alta (dVHF-US) servem como exames complementares fundamentais para mensurar diferentes características da córnea.

Esta abordagem diagnóstica deve ser interpretada para permitir decisões clínicas e condutas individualizadas para otimizar as chances de sucesso.

Compartilhe

Veja também

Agradecimento pelo recebimento dos livros

Fui presenteado com dois importantes livros do autor Alex Sá, além de uma especial dedicatória, digna de ser compartilhada. Receber essas obras, que trazem insights valiosos na área da oftalmologia e cirurgia de catarata, é uma grande honra. Agradeço o presente e a incrível contribuição para a nossa área, doutor dralexsa.

Leia mais >>

Renato Ambrósio Jr. no hall da fama

Brasileiro foi eleito um dos 100 mais influentes da Oftalmologia em 2024 A The Ophthalmologist Power List, publicada pelo portal de notícias inglês The Ophthalmologist, divulgou a lista dos 100 mais influentes oftalmologistas e o brasileiro Renato Ambrósio Jr., professor de Oftalmologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, faz parte dela pela quarta vez. […]

Leia mais >>