Blog

Inteligência artificial para detecção precoce de doenças ectásicas da córnea

A aplicação da inteligência artificial (IA) aliada a aplicação da filosofia (inteligência anciã) é a base para diversas inovações e soluções práticas clínicas aumentar a segurança e eficácia da medicina.

O algoritmo (IA2)², foi desenvolvido para expressar este conceito. 

O grupo BrAIN (Brazilian Artificial Intelligence Networking in Medicine) foi fundado por três amigos e visionários: Renato Ambrósio Jr (RJ), Aydano P. Machado (AL) e João Marcelo Lyra (AL) em 2009.

Trata-se de um grupo multidisciplinar com o objetivo de desenvolver soluções com base em IA para a prática médica.

Na oftalmologia, destaca-se a cirurgia refrativa e o diagnóstico e o tratamento de ceratocone. 

O aprendizado de máquina é um subconjunto de IA que utiliza algoritmos matemáticos e poder de processamento de computador para analisar e encontrar padrões subjacentes incorporados em grandes volumes de dados, aumentando assim a interpretação humana de informações clínicas.

Leia o artigo na íntegra:

europe.ophthalmologytimes.com/view/artificial-intelligence-early-detection-ectatic-corneal-diseases-diagnosis-algorithm

Compartilhe

Veja também

Agradecimento pelo recebimento dos livros

Fui presenteado com dois importantes livros do autor Alex Sá, além de uma especial dedicatória, digna de ser compartilhada. Receber essas obras, que trazem insights valiosos na área da oftalmologia e cirurgia de catarata, é uma grande honra. Agradeço o presente e a incrível contribuição para a nossa área, doutor dralexsa.

Leia mais >>

Renato Ambrósio Jr. no hall da fama

Brasileiro foi eleito um dos 100 mais influentes da Oftalmologia em 2024 A The Ophthalmologist Power List, publicada pelo portal de notícias inglês The Ophthalmologist, divulgou a lista dos 100 mais influentes oftalmologistas e o brasileiro Renato Ambrósio Jr., professor de Oftalmologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, faz parte dela pela quarta vez. […]

Leia mais >>