Blog

Entendendo a Córnea Guttata

A córnea guttata é uma alteração das células da camada interna (endotélio) da córnea. Geralmente é assintomática e se apresenta como um achado de um exame oftalmológico.

Ocorre com o avanço da idade e pode estar associado a trauma ocular, inflamação ocular ou glaucoma.

A Guttata, pode ser identificada em consulta oftalmológica e não evoluir.
Pode haver progressão para a doença – Distrofia de Fuchs, quando a visão fica cada vez mais embaçada por edema (acúmulo de água na córnea).
O estudo das células endoteliais é feito com exame de microscopia especular. O estudo da tomografia de córnea permite avaliar a função destas células pois estuda a espessura da córnea de forma global além de dar informações sobre a densidade do tecido que podem indicar o grau de inchaço.
Estes exames são importantes para documentar, estadiar e dar até mesmo prognóstico desta condição.

Esta avaliação é muito relevante antes de cirurgias oftalmolóticas, destacando-se a cirurgia de catarata.

Se tiver dúvidas, fale conosco: https://www.renatoambrosiojr.com.br/contato-site

Compartilhe

Veja também

Mais um artigo publicado! Ethical implications of using artificial intelligence to support scientific writing

Mais um artigo com participação do Dr. Renato Ambrósio Jr. publicado no Arquivos Brasileiros de Oftalmologia! Desta vez, exploramos um tema de grande relevância: “Ethical implications of using artificial intelligence to support scientific writing.” A publicação discute os impactos éticos do uso da inteligência artificial na produção científica. Um debate essencial para a evolução da […]

Leia mais >>

Congresso de Oftalmologia da USP

No último sábado, 07/12/2024, tive a honra de participar do Congresso de Oftalmologia da USP. 🤩 Com muito entusiasmo, compartilhei conhecimentos sobre os seguintes temas: 🔹Avaliação Biomecânica – Muda Minha Indicação?🔹Influência da Biomecânica da Córnea na Medida da PIO Também tive a oportunidade de estar ao lado de outros renomados profissionais da área, debatendo temas […]

Leia mais >>